CONGRESSO DOS EUA E OS OVNIS
No dia 13 de novembro de 2024, o Congresso dos Estados Unidos realizou uma nova audiência sobre o mistério dos OVNIs (UFOs e UAPs). O objetivo é entender a existência de possíveis programas do governo norte-americano que estão consumindo dinheiro público para estudar e esconder informações sobre o tema.
Nomeada de “Fenômenos Anômalos Não Identificados: Expondo a Verdade”, a reunião do Congresso reuniu quatro ex-funcionários do governo que tinham conhecimento de histórias envolvendo objetos não identificados.
Os denunciantes são Luis Elizondo, ex-chefe do Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais do Pentágono; Tim Gallaudet, especialista em oceanografia e militar aposentado da Marinha dos EUA; Michael Gold, ex-administrador associado de Política Espacial e Parcerias da NASA e atual membro da equipe de estudos Independentes de OVNIs da agência espacial dos EUA; e Michael Shellenberger, jornalista e fundador do Breakthrough Institute que revelou o programa ‘Constelação Imaculada’.
Segunda audiência sobre OVNIs no congresso dos EUA
Elizondo explica que o atual escritório do Pentágono que faz investigações sobre o tema, o All-domain Anomaly Resolution Office (AARO), não está apresentando todas as informações que eles têm sobre UAPs. Com a recente mudança na direção da AARO, o denunciante disse que tem esperanças de que esse cenário mude.
“A AARO é incapaz, ou talvez não queira, de apresentar a verdade sobre as atividades do governo em relação aos UAPs. Estou incomodado com a falta de transparência da própria AARO; até mesmo o seu orçamento é mantido fora do alcance do público. Então, se não existe um ‘lá’ aí, então por que estamos gastando dinheiro nisso? E em quanto? Por que o sigilo?”, disse a congressista Nancy Mace durante a audiência.
Depoimento de Luis Elizondo
Outra denúncia de Elizondo é que essa secretividade do governo dos EUA foi responsável por ações que causaram danos a militares, funcionários públicos e outras pessoas envolvidas no tema. Em um livro publicado recentemente, o ex-militar revela diversas informações que obteve sobre o tema.
Além disso, ele afirma que esse sigilo excessivo é um problema para a segurança nacional e que esses avistamentos de OVNIs provavelmente não têm relação com tecnologias de nações adversárias. Afinal, isso significaria uma grande falha na capacidade do serviço de inteligência norte-americano.
O Pentágono afirmou que o programa não existe, mas o jornalista ressaltou que o governo já negou informações sobre o tema em outras ocasiões, que posteriormente foram confirmadas.
Depoimento de Michael Gold
O depoimento de Michael Gold talvez tenha sido o mais importante da noite, já que os outros denunciantes já haviam participado extensivamente de podcasts e entrevistas discutindo o que foi abordado na audiência.
***fonte: site tecmundo