Brocken Railway, Alemanha
A viagem que atravessa o cume das Montanhas Harz bem no coração da Alemanha, no trem Brocken Railway de Drei Annen Hohne para Brocken. Nessa viagem o mais bacana, é que ela regularmente operada por trens a vapor, uma verdadeira viagem no tempo em uma das regiões mais bonitas da Alemanha.
Bernina Express, Suíça e Itália
O trem parte de Landquart até Tirano na Itália. O trem atravessa desfiladeiros e todas aquelas paisagens lindas da Suíça. De todos trens Alpinos da Suiça, o Berninda Express não poderia ficar de fora da lista com as viagens de trem mais bonitas da Europa.
Danúbio Express, Turquia e Hungria
A viagem atravessa a Turquia, passa pela Bulgária, Romênia – incluindo os famosos castelos da Transilvânia, terra de Conde Drácula.
O Danúbio Express parte da Estação Central de Trens de Istambul ao lado Estreito do Bósforo.
A viagem é simplesmente emocionante, porque lembra o verdadeiro : Expresso do Oriente!
Red Arrow e Sapsan, Rússia
Saindo de Moscou para São Petersburgo na Rússia. O Red Arrow é um trem noturno que funciona desde a década de 30. Para aproveitar melhor a luz do dia para apreciar as paisagens russas a bordo de uma autêntica relíquia do período soviético, o ideal é fazer viagem nele durante o verão, pois como anoitece tarde. Outra viagem de trem na Rússia, que não poderiamos deixar de comentar é o Sapsa é o trem de alta velocidade que liga as duas cidades em cerca de 4 horas. O serviço foi construído para a Copa da Rússia, é moderno e confortável.
Trenino Verde, Itália
O “Trem Verde” percorre algumas cidades da região da Sardenha na Itália. Um dos trenzinhos mais bonitos e charmosos com uma das viagens de trem mais bonitas da Europa. Entretanto o trecho mais bonito é de Mandas para Laconi.
Semmering Railway, Áustria
O projeto do Semmering foi pioneiro em 1850 e se tornou um modelo para ferrovias de montanha em todo o mundo. A viagem do Semmering, que foi nomeada pela UNESCO como um dos maiores feitos da engenharia civil. Por atravessar os alpes austríacos entre desfiladeiros e picos nevados através de viadutos de dois andares, túneis que pareciam ser impossíveis de serem construídos e passagens estreitas.
Belgrado a Bar, Sérvia, Bósnia e Montenegro
Uma viagem exuberante que vai da capital da Sérvia até o Porto de Bar. Uma viagem de 476 quilômetros serpenteando montanhas exuberantes e atravessando nada menos que 250 túneis e mais de 400 pontes, algumas com mais de 200 metros de altura.
Linha do Douro, Portugal
A linha parte da Estação São Bento no porto, uma das mais lindas de Portugal.
A Linha do Douro tem 160 km e segue o curso do Rio Douro, passando pela região dos famosos vinhos, contornando o rio, passando por vales e por cidades lindas como Peso da Régua e Pinhão.
A linha que liga Lisboa ao Porto é um clássico entre os turistas em passagem por Portugal, entretanto a linha mais bonita da terrinha a que liga o Porto a Pocinho, quase na fronteira com a Espanha.
West Highland Line, Escócia
Além do famoso viaduto, o trem atravessa florestas escuras, serpenteia lagos e ruínas de castelos centenários. Para os fãs e até quem não é fã de Harry Potter vão reconhecer e amar a West Highland Line, graças ao belíssimo Viaduto de Glenfinnan. A trem faz a ligação de Glasgow com Mallaig.
Glacier Express, Suíça
É uma viagem bem lenta, tenha paciência, essa viagem de 290 km dura mais de sete horas, pois a velocidade média do trem é de 38km/h. Mas honestamente, quem teria pressa?
O trajeto passa por lugares lindos dos alpes suíços conectando duas das estações de esqui mais famosas do país. O Glacier Express atravessa uma das regiões mais bonitas da Suíça ligando as cidades de Zermatt e St.Moritz.
*** – ***
Espero que vocês tenham gostado dessa listagem.